Porque a HostHP vende planos com o termo Ilimitado?

Olá! Tudo bem?
Bom, este e um termo muito “Polêmico”, a utilização da palavra “ilimitado”, em oferta de alguns produtos. Como você visitante já deve ter notado, em nosso site tem diversos planos que tem a marcação por exemplo de banda * Ilimitada. Há bastante tempo, desejava escrever sobre este assunto, mas, nunca tinha dado certo. Então, finalmente, estou aqui, escrevendo sobre este tema.

De antemão, gostaria de informar, que de forma alguma, utilizamos o termo mencionado acima, como uma forma para tentar vender algo que não podemos entregar.
Gostaria muito de compartilhar a minha intenção/visão com todos vocês, para que entendam, ou ao menos tenha convicção que não desejamos “Mentir”, para nenhum de nossos clientes. Para iniciar digamos que a nossa defesa, devo voltar exatamente ao ano de 2000… Neste período, as hospedagem de sites eram vendidas em planos mais ou menos assim:

100Mb de espaço em disco
1GB de trafego mensal
10 Contas de e-mails
2 Contas de ftp e etc.

O próximo plano com 200Mb, e 2GB e dai sucessivamente, como podem notar. Em primeiro lugar, os limites eram bemmmmmm pequenos, segundo, os planos aumentavam pouco de um para o outro. E o preço era bem salgado. Mas, logicamente, que antigamente a maior parte dos sites eram criados em html, bem leve. Diferente dos sites e sistemas em PHP, WordPress… Os clientes recebiam mais e-mails de textos pequenos e com no máximo planilhas do Excel que são leves. Mas, mesmo naquela época, acontecia muito, mais, muito mesmo. Do site extrapolar o espaço em disco, ou a sua banda/consumo mensal de trafego.
Quando isto ocorria, tínhamos muitos problemas.
As empresas tinham atendimento super lento, então, até problema como este, bem simples, demorava a ser resolvido. Como também, neste intervalo de tempo, o site estava perdendo visitas, não recebendo e-mails, já que se sua Caixa de entrada estiver lotada, o email enviado volta ao remetente.

Então, diante deste cenário, pensamos. Porque não vender planos com espaço e trafego “Ilimitado”. Bom, a intenção principal da venda com o termo é, o cliente poderá utilizar bastante espaço em disco e trafego mensal sem seu site ser bloqueado pelo consumo “limitado”, de forma instantânea quando tiver picos. Caso o mesmo tenha um grande consumo fora da (curva), entramos em contato, explicamos o que esta ocorrendo, damos prazos, ofertamos soluções alternativas sem custos e com custos dentro da empresa, até que o cliente tome a melhor decisão para a realidade do mesmo e não como única opção e imposição da HostHP, até porque, não ofertamos nenhum plano com contrato de fidelidade, ou seja, poderá contratar e cancelar há qualquer momento, sem multas!

Só que é muito importante realmente ressaltar. Não existe nada “Ilimitado”, HDs/discos são limitados, servidores são limitados, banda e limitada e muito cara por sinal. Quem nunca fez uma cotação de Link Full dedicado, não tem ideia de quão caro e ter link. Mas, como sabem, Data Center não pode ter apenas um link, tem que ter Link principal, Link de Backup, Proteção Anti Ddos, energia e tantas outras coisas.

E muito importante que o cliente tenha em mente que planos de hospedagem de sites, revendas o mesmo estará em servidores “Compartilhado”, ou seja, dividindo o mesmo com diversos outros clientes. Esta divisão e dos recursos, como dividindo as despesas, planos baratos como os praticados, só e possível neste canário, manter uma empresa com impostos, salários, Data Center e todos as despesas inclusa no custo operacional e muito caro. Desta forma e a mesma coisa que morar em um condomínio, todos pagam e usam, tendo regras, limites e etc.
Então, seguindo esta lógica de despesas x arrecadação, o cliente tem que ter em mente que a empresa tem que ter lucro com ele, para manter a qualidade, serviços e atendimento. Conforme citamos em nosso contrato e destacamos com o * no termo Ilimitado, para citar que tem regras o Ilimitado, segue parte pertinente ao assunto em nosso contrato de serviços que e exibido para leitura/armazenamento por parte de todos os clientes durante a contratação dos serviços:

c) a quantidade de sites e ilimitada em cada plano, para assim, a revenda possa crescer. Porém, fica evidente que um servidor compartilhado existe limites de contas para um bom funcionamento. Para tal a HostHP entra em contato caso a quantidade de sites seja em elevada quantidade a ponto de gerar perda a qualidade dos serviços e desempenho do servidor. O contato será em forma de um novo plano ou serviço e com prazo para o cliente possa se programar.
d) o mesmo deve ser compreendido como uma forma de ajuda para evitar pequenas taxas cobradas nos anos 2000 ao ultrapassar limites de espaço e trafego. Então, logo clientes com grandes sites com milhares de visitas deve procurar uma solução personalizada como Cloud Computing para o mesmo. Já que ambiente compartilhado tem suas limitações.
O Ilimitado não pode ser aproveitado com uma ideia de transferir um grande site para o menor plano possível, como o google.com.br contratar uma revenda de R$ 29,90 para hospedar seu buscador, sendo que na pratica o mesmo necessita de milhares de servidores Dedicados.

Antes de fazer parte da administração da empresa, eu era cliente de outras empresas, (Como ainda somos de Data Centers). Sofri muito com as limitações da época. Naquele tempo, os problemas das empresas era diversos, foi justamente estes problemas dos players, um dos fatores que me fez empreender neste seguimento.

Um outro fator já mais atual, que virou digamos “moda”, em um período em que a HostHP já vendia planos com o termo Ilimitado foi, uma mudança no mercado estava ocorrendo, praticamente 99% das empresas estão ofertando planos com trafego Ilimitado. Desta forma, o consumidor procura apenas com o termo Ilimitado, alguns, podem até citar que não e etc. Mas, empresas que não vendem com o termo Ilimitado, viram suas vendas desabarem. Faço aqui um “Sou amigo de diversos donos de outras empresas de hospedagem, acompanho o mercado em sites, fóruns do país e de fora, como também, fazemos parte da Associação de empresas de hospedagem de sites do Brasil”. Fato que até a líder do mercado nacional, que resistiu por muito tempo, começou a vender planos assim. E importante lembrar que esta mudança foi global, não ocorre planos assim apenas no Brasil, mas, foi iniciado justamente fora e veio esta mudança de padrão aqui também. Que por sinal, não gerou nenhum prejuízo aos clientes, se forem notar, esta mudança gera mais problemas para as empresas do que aos clientes. rs

A HostHP busca atender o mercado, de forma a ser uma parceira com o cliente, desta forma, todos ganham, nós, ofertando serviços estáveis, com segurança, bom atendimento, preço em conta e tendo o seu pagamento como retorno. O cliente/revenda, tendo todos os beneficio acima, oferta a seus clientes grandes planos, com bastante vantagens, ótima qualidade, consequentemente o mesmo estará satisfeito e continuara como cliente.

O que o próprio cliente tem que ter em mente é. Hospedagem de sites, revendas são produtos “Iniciais”, quando por exemplo, seu site cresce em quantidade de visitantes, tendo milhares de visitantes simultâneos, já deverá analisar ampliação de investimentos para ter infraestrutura necessária para tal, seja investimentos em servidores VPS/Cloud/Dedicado, sistemas de cache, DNS, CDN, redundância e etc. Não existe formula mágica, grande consumo e igual a grande infraestrutura, que quanto maior, mas complexa de gerir e mais cara para manter.
Uma revenda da mesma forma, se esta vendendo muitos sites, tento grandes clientes com centenas de GBs em uso de disco, centenas de sites, esta no momento de crescer. Ampliar sua infra, ou seja dar o próximo passo. Gostaria de deixar registrado é que nós da HostHP desejamos que TODOS, os clientes cresça, possamos estar analisando juntos novas soluções para seus portais e empresas. A dor do crescimento e melhor do que a dor da estagnação ou de regredir. Talvez, muitas empresas não cresçam ainda mais, por limitação do próprio gestor, pensando apenas no lucro, gastar tudo que arrecada no mês, sem ver que para crescer, tem que investir!

Para que um exemplo melhor do que nós? A HostHP iniciou com uma revenda de 5GB de espaço em disco e 50GB de trafego mensal, fomos subindo de plano, passamos para uma VPS, após, para um Dedicado, depois, o segundo e dai sucessivamente. Claro, dando um passo de cada vez. Na atualidade, não vejo tanta viabilidade de revendas irem para VPS, mas, da revenda irem direto para um servidor Dedicado, já que a revenda suporta bastante consumo e o dedicado e algo maior. VPS e ideal apenas para um ou poucos sites com grande consumo.

Então, diante deste texto, esperto estar tirando um pouco das duvidas sobre o uso do termo * Ilimitado em nossos planos, agradecendo pela compreensão de nossos clientes. Lembrando que a HostHP esta desde 2005 no mercado, atendendo a mais de 14 Mil sites. Dentro deste universo, tem sites gigantes no espaço em disco, visitas e consumo. Mas, todos analisado o melhor ambiente, com o plano personalizado ideal para anteder a demanda atual e futura sem problemas. Tem um site famoso, uma revenda grande e deseja crescer? Entre em contato conosco comercial@hosthp.com.br e vamos analisar a melhor alternativa para que você é a HostHP possa continuar crescendo!

Caso desejar compartilhar a sua opinião sobre o assunto, a função cadastrar user e comentários esta liberada no Blog!

Cordialmente,

Thiago C. Guimarães


comercial@hosthp.com.br

www.hosthp.com.br

Você pode gostar...

Deixe uma resposta