A importância do Backup!
Apesar da palavra ser quase um clichê, atualmente ainda são poucas as pessoas que mantém um Backup dos seus sites ou arquivos atualizados.
Isto vale para donos de sites, blogs, portais de noticias, lojas virtuais e empresas. Toda empresa tem um sistema, seja local ou remoto. Em todos os casos é fundamental ter backups atualizados.
Quando trabalhei em uma empresa de distribuidora de peças automotivas, tínhamos o sistema de controle de estoque localmente, isto há muitos anos atrás, quando a internet era ainda bem lenta, impossível ter ele online. Então, sempre fazia Backups diário do mesmo. Deixava sempre uma copia no disco do sistema, outra no disco secundário, mais uma em outro computador aonde trabalhava, fora do servidor. E sempre tinha um pen drive que deixava fora da empresa com o mesmo atualizado. Pode parecer um pouco paranoico, mas, só sabe da importância de um backup, quando se precisa. Nesta mesma empresa, poucos meses quando eu entrei, antes de ser o responsável pela rotina de backups, perderam apenas “3”, dias de serviços, sabe se Deus por qual motivo. Então, estes três dias de trabalho que teve que ser refeito, junto com o trabalho do dia a dia, foi suficiente para praticamente travar a empresa por alguns dias, deixando todos os colaboradores sobrecarregados, stressados e consequentemente, seus clientes e fornecedores chateados pela demora em atendimentos, respostas e etc.
Pois bem, em nosso mercado de webhosting, já houve também diversos incidentes. Quem e um pouco das antiga, deverá se lembrar do incêndio da The Planet.
https://br-linux.org/wparchive/2008/incendio-em-data-center-nos-eua-tira-9-mil-servidores-do-ar.php
Neste caso, deixando mais de 8 mil servidores fora do ar, vale ressaltar que estes servidores, eram de empresas espalhadas pelo mundo inteiro, então, diversos países tiveram problemas com este incidente.
No Brasil também tivemos no inicio deste mês um Data Center no Sul que pegou fogo. Infelizmente, dezenas de servidores foram “Queimados”, deixando diversos sites fora do ar, inclusive sites do governo, atrapalhando até o Grenal que foi realizado recentemente, já que o site da empresa de ingressos era hospedados no mesmo.
Estou relatando tudo isto, não para para falar mal de nenhuma empresa, sabemos que problemas acontecem em todos os lugares infelizmente. Apenas quem trabalha internamente na área de TI sabe a quantidade e diversidade de problemas que podem ocorrer. O fato mais importante e ter plano de ações para evitar o máximo possível de problemas e ter possibilidade de ações para resolver problemas quando ocorrem.
Por isto, nós da HostHP oferecemos em todos nossos planos de Hospedagem de Sites, Revendas Linux o serviço de Backup incluso gratuitamente.
Ou seja, estes planos acima, tem duas rotinas de Backups.
A primeira, e Backup feito todos os dias iniciando as 22 horas, no disco secundário no servidor, apenas para Backups, ou seja, se apresentar falhas no disco do sistema ou arquivos, tem um apenas para Backups diário. E nos planos BR enviamos uma copia mensal do backup para um servidor nos EUA apenas para esta função. Ou seja, se ocorrer algo no prédio ou servidor no Data Center no Brasil em poucas horas os sites podem voltar a responder no servidor de Backups nos EUA.
Nos planos de revenda EUA tem a mesma rotina de backups diário. E o Backup externo quinzenal e feito em outro Data Center, também localizado em outro estado distante do atual aonde as revendas respondem. Desta forma, também ocorrendo algo local no DC fisicamente, podem ser restaurados em outro imediatamente, ou serem baixados e feito o que desejar com os arquivos que pertencem aos senhores.
Mesmo que sua empresa oferece Backups e importante de tempo em tempo, salvar uma copia em seu computador, pen drive ou HD externo. Claro, em local seguro, porque ali esta seus dados. Desta forma, você também tem segurança. A função Backup nos servidores cPanel da HostHP e liberado todos os dias das 22 as 06 horas da manha. Desta forma, todos os usuários podem logar e baixar uma copia sempre que desejar.
Além de ter uma rotina interessante, a escolha da empresa que irar lhe prestar o serviço, seja a empresa de Host, tem que ser analisada bem a fundo sua equipe, tempo de mercado, estrutura da empresa e qual Data Center a mesma utiliza.
Apenas para mostrar o tamanho do trabalho que temos, atualmente a HostHP tem o total de 89TB de Backups armazenados em nossos discos. Ou seja, seriam 89 discos de 1TB para armazenas isto tudo. Mas, a HostHP tem diversos discos de 3TB e 4TB ambos novos armazenando estas copias. Caso um tenha problema, logo e substituído e os arquivos sincronizados novamente.
Um item importante para ressaltar e que quando a HostHP cita que oferece o Backup diário, e sempre o dia dia anterior, ou seja, quando gera um novo, ele sobrescreve um antigo. Desta forma, o diário não e por exemplo uma copia de cada dia da semana. E nem o mensal, um de cada mês e sempre do inicio/fim do mês, quando roda a nova atualização. Por isto e sempre importante esta atento a seus sites, arquivos e e-mails. Qualquer problema que identificar, seja por falha do vosso programador, ou invasão do seu CMS, em casos de sites desatualizados, e fundamental notificar a HostHP imediatamente para que possamos restaurar a sua copia. Diferente da maior parte das empresas, a restauração de Backups conosco e inteiramente grátis. Ou seja, precisou, restauramos tudo feito por nós, sem nenhuma dor de cabeça, ou melhor, sem nenhuma dor em seu “Bolso”. rs
Os servidores VPS, Cloud e Dedicado, diferente das Revendas e Hospedagem que são um serviço compartilhado, não tem serviço de Backup incluso, neste caso, o cliente deve contratar conosco como adicional, ou, em outra empresa, como também, fazer apenas localmente. Em todo caso, a escolha e responsabilidade fica totalmente do cliente a escolha de qual cenário será melhor para sua necessidade.
Caso desejar conhecer mais sobre os serviços prestados pela HostHP, estamos a total disposição. Entre agora mesmo em contato, seja via CHAT ou telefone das 22:00 as 06:00 horas de Segunda a Sexta, ou Sábados das 08:00 as 12:00 como também via e-mail e ticket, atendemos 24 horas.
Cordialmente,
Thiago C. Guimarães
comercial@hosthp.com.br
11 3280 6954
Sou o Hedie, mascote da HostHP.
Estarei sempre aqui no blog publicando as novidades aqui da empresa e sobre muitas outros assuntos interessantes!
teste