Diferenças entre servidor VPS e servidores Cloud Computing

Tanto um servidor VPS (Virtual Private Server) quanto um servidor de Cloud Computing são opções populares para hospedar aplicativos, sistemas e sites na internet. Embora existam semelhanças entre eles, também existem diferenças importantes. Vou explicar as principais diferenças entre um servidor VPS e servidores de Cloud Computing:

Virtualização e recursos compartilhados: Um servidor VPS é uma máquina virtual criada em um servidor físico. O servidor físico é dividido em várias máquinas virtuais independentes, cada uma com seu próprio sistema operacional e recursos dedicados, como CPU, RAM e armazenamento. Os recursos do servidor físico são compartilhados entre as diferentes máquinas virtuais, mas cada VPS possui uma quantidade garantida de recursos alocados.

Por outro lado, nos servidores de Cloud Computing, os recursos são fornecidos por uma infraestrutura em diversos servidores também físico distribuída. Os recursos são alocados de forma dinâmica conforme a demanda e compartilhados entre várias instâncias de servidores virtuais, chamados de “instâncias” na nuvem. Os servidores de Cloud Computing podem escalar verticalmente (aumentando os recursos de uma instância) ou horizontalmente (adicionando mais instâncias) para lidar com picos de tráfego ou requisitos adicionais de desempenho.

Flexibilidade e escalabilidade: Ambas as opções oferecem flexibilidade, mas a escalabilidade é uma característica particularmente forte dos servidores de Cloud Computing.

Gerenciamento e controle: Com um servidor VPS, você geralmente tem mais controle e gerenciamento direto sobre a máquina virtual. Você pode personalizar a configuração do sistema operacional, instalar software adicional e ter acesso root/administrativo. No entanto, você também é responsável pela manutenção, segurança e atualização do servidor.

Preço: Em termos de custo, os servidores VPS geralmente têm um preço fixo com base nos recursos alocados, independentemente do uso real. Os servidores de Cloud Computing geralmente são cobrados com base no consumo real de recursos, além de cobrança de tráfego consumido pelas instâncias, que deixa milhares de pessoas pelo mundo ansiosas de como será o fechamento do consumo em seu cartão de credito, o que pode ser vantajoso em termos de escalabilidade. No entanto, o custo de um servidor de Cloud Computing pode variar dependendo da demanda e da utilização, além da falta de conhecimento em deixar funções que não seria necessária ativada, quem aqui já não viu alguém reclamando da fatura da AWS, Azure e Google Cloud na internet? O que não te falam sobre Cloud, microserviços e etc? E que nem 70% das aplicações que estão hoje na nuvem, não tem necessidade de estar lá, chegou lá por “evangelismo”, dos programadores e empresas que investem PESADO no marketing e evidente que tem boas soluções, mas, custo elevado para pequenas, medias empresas e Startups no inicio sem demanda de acessos, sistemas e visitas, porque pagar tão caro? Hoje, a maior parte do custo das Startups e primeiro equipe de devs, segundo servidores. O que não faz sentido ainda sem demanda!

Já nos servidores VPS da HostHP por exemplo, você não e cobrado pelo trafego consumido em seu servidor, apenas pelo recursos que escolher, como processador, memória e discos. A HostHP opera a sua própria rede interconectada ao IX.BR o que proporciona uma ótima conexão com todos os provedores do Brasil!

Operando a sua própria rede em IPv4 e IPv6, você consta com nossos blocos de IPs limpos de blacklists, sem limitações de portas e um poderoso sistema de Anti DDoS em que mesmo sobre ataques a latência da rede permanece baixa já que filtramos o trafego sujo em nossa rede e POPs de parceiros dentro do próprio país.

Essas são algumas das principais diferenças entre servidores VPS e servidores de Cloud Computing. A escolha entre eles dependerá das necessidades específicas do seu projeto, do nível de controle desejado…

https://hosthp.com.br/vps-brasil/

HostHP

Sou o Hedie, mascote da HostHP. Estarei sempre aqui no blog publicando as novidades aqui da empresa e sobre muitas outros assuntos interessantes!

Você pode gostar...