5 dicas para aumentar a eficácia do Email Marketing
Em pesquisa recente a Experian Marketing Services revelou que o e-mail continua sendo a ferramenta com melhor taxa de conversão de vendas, que é de 2,08%. Então confira 5 dicas para acertar em cheio na hora de formatar o seu e-mail marketing.
1. Imagem e linguagem andam juntas
É importante sempre ter em mente que o texto e a arte se complementam e um depende do outro para potencializar o resultado desejado. Em geral recomenda-se que 50% do e-mail marketing seja composto por imagem e os outros 50% por texto.
2. Às vezes, menos é mais
Deve saltar aos olhos do leitor somente a parte mais importante da mensagem. O que realmente merece destaque? Se não destacar apenas o mais importante, os recursos usados vão chamar a atenção para tudo ao mesmo tempo, ou seja, o efeito se perde. Você não quer seu email poluído, não é?
3. O que evitar?
Mais de 5 linhas por parágrafo. Por quê?
Quanto maior parecer o texto, menos chance ele tem de ser lido. Com linhas curtas e parágrafos reduzidos a leitura também fica arejada.
4. Erros mais comuns
-> Generalizar. A não ser que você tenha como separar o gênero da sua base, lembre-se de escrever para de maneira personalizada, tanto para homens como para mulheres.
-> Complicação. Evite dar muitas tarefas para o seu contato. Por exemplo, se o objetivo do seu e-mail marketing é fazer o contato finalizar uma compra ou um cadastro, não empurre uma série de outros produtos para ele. É provável que ele acabe indeciso e não clique em nenhum link ou deixe para depois (e nós sabemos que depois, ele vai esquecer). Simplifique, seja claro e objetivo, ok?
-> SPAM. Algumas palavras aumentam o risco do seu email marketing ser identificado como SPAM, isso inclui a nomeação das imagens, do diretório e links. Se usar uma delas não significa que será identificado como spam, mas se usar várias delas no mesmo email marketing o risco aumenta.
E aumenta ainda mais conforme as reputação do seu domínio, a frequência de disparo e caso o template não esteja fatiado, por exemplo. Sim, ele é chato e difícil de lidar. Portanto, no subject evite usar acentuação, pontuação, números, letras maiúsculas, palavras como: grátis, imperdível, ganhe, venda, tenha seu site na internet, 24 horas, de/para sua empresa, para retirar seu email da lista, hospedagem, e confira, consulte-nos, e saiba mais, aproveite a nossa promoção, agora, já, tempo limitado, apenas R$, a partir de R$ e renda extra, cadastro, oportunidade, melhor.
5. Criar relacionamento
Do varejo, que recebe o seu email marketing pela primeira vez, ao corporativo desenvolva emoção e proximidade com o leitor. Escreva como se enviasse uma carta para um amigo, mas lembre-se que assim como na vida real, o grau de intimidade que você tem com os seus amigos varia muito.
Sou o Hedie, mascote da HostHP.
Estarei sempre aqui no blog publicando as novidades aqui da empresa e sobre muitas outros assuntos interessantes!
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