O que não dizer a uma pessoa com depressão ou em crise

Estamos passando por um momento de muitos desafios. A crise tem aparecido na vida da maioria das pessoas, seja financeira, profissional ou na vida pessoal. E em muitos casos a crise acaba desencadeando uma doença, seja ela depressão, transtornos bipolares, entre outros.

Primeiramente não sou psicóloga, nem psiquiatra, mas ao longo da minha vida percebi que em determinados casos, quando se está passando por um momento difícil algumas palavras ditas por “amigos”, ou até mesmo “parentes”, acabam sendo como uma facada no peito.

Podem ser só frases de “ajuda”, mas para aquele que está com depressão ou mesmo passando por uma crise, aquela ajuda ao invés de melhorar só piora, vindo como uma avalanche, devastando tudo.

Frases como: “você precisa se animar”, “se ajude”, “todo mundo tem problemas”, “você tem que se esforçar”, e o pior, “você não tem motivos para estrar deprimido”.

Outras atitudes que também não ajudam é não saber ouvir e acabar falando dos seus problemas, é se afastar, é falar dele para uma outra pessoa.

Nossos pensamentos, palavras e atos resultam das posturas íntimas, face às situações. E saber ajudar da forma correta uma pessoa que esteja passando por esse momento difícil é muito importante.

Ana Caroline

Engenheira de produção, Digital Designer e Social media.

Você pode gostar...