Você recebe muito SPAM? Este problema tem solução!

Esta semana irei comentar um pouco sobre um problema que acredito 100% dos usuários de e-mail já tenham enfrentando, o tão famoso SPAM!
O SPAM e nada mais, nada menos do que o recebimento de mensagem indesejada. Ou até mesmo exagerada, as vezes, você se cadastra naquela loja em que já fez algumas compras, o que lhe causara recebimento diário de emails, se você entrar no site e olhar algum produto então, nem se fala, vai chegar mais alguns emails acima da media com descontos e etc.

AntiSPAM

 

Uma medida encabeçada pelo nic.br junto com as grandes empresas de Telecom e Hospedagem de sites, efetuaram a mudança padrão da porta de envios de emails da 25 para a 587, uma medida que deu um certo trabalho na mudança para alguns clientes, como usuários de Outlook, mas, que o resultado foi surpreendente, realmente houve uma grande redução de envios de SPAM a partir de IPs brasileiros. O que fez com que a nota de IPs nacionais, melhorassem, saindo da lista de maiores países causadores de SPAM.

Agora, voltando para nós usuários, existem algumas praticas que podem ajudar a reduzir drasticamente o recebimento de SPAM. O primeiro, seria interessante ter dois endereços de emails, um para uso normal/pessoal e outro para uso empresarial, desta forma já sabe, para cada tipo de contato, você irar fornecer seu endereço diferente.
O segundo passo e jamais ficar informando o seu endereço em qualquer site de envios de newsletter da vida, tem alguns sites “Abençoados”, que pegam o seu Nome, endereço de email , sexo, cidade e estado e vende em lista de publico e etc.
A terceira e mais eficaz, para quem for cliente de Hospedagem de Sites da HostHp, nós oferecemos em todos os nossos servidores um sistema de Anti SPAM, que consegue barrar até 95% dos SPAM em que as contas recebem. O mesmo vem por padrão, uma grande base de regras já utilizada pelo desenvolvedor do sistema. Porém, a HostHP atualiza as regras semanalmente com novas, o que torna o sistema muito eficaz.

Porém, para ter o melhor uso do sistema de AntiSPAM, algumas medidas podem lhe ajudar. Vamos supor que você tenha a conta vendas@seusitebr.com.br esta conta, tem recebido muito SPAM.

O primeiro passo para edições, será acessar o Cpanel da sua conta de Hospedagem, procure pelo ícone SPAM Filters, conforme imagem abaixo:

AntiSPAM

Ao clicar no mesmo, vai abrir uma janela para configuração do seu AntiSPAM. E a primeira função que vamos configurar é em “Processar novos e-mails e marcá-los como spam” clicando em “Pontuação limite de Spam (5)”.

AntiSPAM

irar abrir uma tela, com uma pontuação, o sistema vem por padrão na numeração “5”, para barrar mais os SPAM que tiver chegando, reduza o numero de 5 para “4”, após esta alteração, aguarde umas duas horas que já será visível a melhoria. Mas também na mesma função você terá outras alternativas que pode também ser feitas, vale ter atenção, em antes de alterar ver suas observações.

AntiSPAM

Muito cuidado com esta redução, ao reduzir muito, poderá barrar emails validos. Empresas grandes, muitas vezes tem IPs em Blacklist e não fazem nada para remover. Deixando os seus clientes com baixa reputação nos e-mails.

Na segunda função, em “Mova o novo spam para uma pasta separada (caixa de spam)” se você ativar esse recurso, ele vai estar movendo todos os spams para uma pasta especifica, que geralmente é a pasta spam mesmo. Ative esta opção para marcar e-mails suspeitos como spam. Quando você ativa essa opção, o servidor marcará novas mensagens de e-mail com uma pontuação de spam calculada maior que a Pontuação de Limite de Spam (5) como spam e as colocará em uma pasta de spam separada para você revisar.

AntiSPAM

Na terceira função, em “Excluir automaticamente novo spam (exclusão automática)” se você ativar esse recurso, ele vai excluir de forma automática e permanente os e-mails que forem considerados spam então tenha cuidado e pense antes de ativar essa função. E também atente bem as observações de cada função após ativar ela.AntiSPAM

Na quarta função, em “Configurações adicionais (para usuários avançados)” você pode estar configurando e-mails que deseja colocar em lista branca ou em lista negra, como também pode estar configurando palavras chaves dando pontuações para elas de uma forma simples.

AntiSPAM

A HostHp diferentemente, sempre deixa os IPs limpos, mantém diversos IPs em rotação no exim para envios de e-mails, garantindo uma maior porcentagem de e-mails na Caixa de entrada dos clientes.

Caso não estiver recebendo email de algum fornecedor ou contato, a nossa ferramenta também tem a função de lista branca, ou seja, o endereço ali cadastrado, passará mesmo com pontuação baixa. Segue detalhes na figura abaixo:

AntiSPAM

Você pode adicionar a lista de permissão *@dominio.com.br para liberar todos os e-mails de um determinado domínio ou adicionar um e-mail especifico exemplo@dominio.com.br.

AntiSpam

Se o caso agora for de você não querer receber email de algum fornecedor ou contato, a nossa ferramenta também tem a função de lista negra, ou seja, o endereço ali cadastrado, não passará de forma alguma. Segue detalhes na figura abaixo:

AntiSPAM

Aqui também você pode adicionar a lista de negação *@dominio.com.br para barrar todos os e-mails de um determinado domínio ou adicionar um e-mail especifico exemplo@dominio.com.br.

AntiSpam

Em configurações adicionais tem um terceiro recurso, que tem que ter bastante atenção, que seria a configuração de palavras chaves, dando pontuações a cada uma delas de acordo com a mensagem recebida.

AntiSPAM

AntiSPAM

Bom, acima falamos um pouco sobre SPAM. Agora, mesmo com as regras, ainda chegar algum SPAM, tenha enorme cuidado em clicar em links que venham nestes e-mails. O SPAM ao ser clicado em links, poderá instalar vírus e até key logs em seu computador, o que e utilizado por hackers de bancos, ou até mesmo para utilizarem seu computador para efetuar ataques. Como também, roubar seus dados pessoais, fotos, vídeos e etc.

 

Um exemplo e um email que recebemos aqui e irei compartilhar para entenderem melhor, veja que o email cita em seu corpo um Aviso de cobrança. Para alguns, já ficará com desespero, pensando que tem alguma conta atrasada e vai logo abrindo, mas, antes de abrir, passe o mouse em cima do arquivo que seria um boleto para baixar em seu computador, como normalmente vem, um arquivo pdf, neste caso e um link para clicar e abrir algum tipo de arquivo executável.

Os arquivos que vier em anexo, também devem ser passado o anti vírus antes de serem executados.

 

Atenciosamente,

Thiago C. Guimarães
www.hosthp.com.br
0800 932 0000 Ramal: 6954

HostHP

Sou o Hedie, mascote da HostHP. Estarei sempre aqui no blog publicando as novidades aqui da empresa e sobre muitas outros assuntos interessantes!

Você pode gostar...