Pegar vírus e mais fácil do que se pensa!

Apesar de ser um termo bem comum, até já bastante debatido pela mídia, portais e etc. Ainda e algo que acontece milhões de vezes todos os dias e nós, como usuários fazemos pouco para evitar.
Ao contrario do que a maioria das pessoas pensam, pegar vírus e muito fácil, infelizmente.
Focando na área de atuação da HostHP, uma empresa por exemplo que utiliza seu e-mail em um computador, pegar um vírus pode ser fatal para a segurança das informações disponível naquele computador/servidor/sistema. Como também altamente prejudicial para o funcionamento dos seus e-mails. Muitos tipo de vírus, ao infectar um computador uma das suas primeiras ações e utilizar o endereço de e-mail de quem foi invadido para enviar SPAM, já que o endereço e confiável para a maior parte dos colegas, parceiros, fornecedores dele, mais fácil é pegar novos “Alvos”, dos vírus. Desta forma, fazendo uma pirâmide!

Uma vez o endereço enviando SPAM, após os sistemas do servidor identificar, logo a conta de e-mail e bloqueada para frear os novos envios de SPAM, desta forma, evitando mais contaminações e prejudicar os IPs de envios de e-mail do servidor que entram em Blacklist ao serem utilizados para envios de SPAM.
Porém, ao ter os e-mails bloqueado a empresa fica sem enviar e-mails novos até o desbloqueio, que deve ocorrer após ações pro ativa da empresa, como passar anti vírus na maquina ou formatar. Alterar as senhas do e-mail, cpanel e etc.

Então, sempre que chegar um e-mail com anexos estranhos, não abra. Passe anti vírus antes. Evite navegar na internet em sites “Suspeitos”. Não baixe arquivos de sites e estranhos.
E-mails com links, sempre olhe o endereço, se for fora do comum, não abra!!!

Segue abaixo a foto de um e-mail que estava sendo utilizado por spammers recentemente, serve como dica para analisarem os links.


Pen drive ainda e um grande vilão, ao utilizar a mesma em um computador infectado, inserindo ela em um não, automaticamente os coleguinhas serão “multiplicados”.

Tome extremo cuidado ao utilizar redes wi-fi, todas as suas senhas podem estar sendo monitoradas. Tente ao máximo não utilizar serviços importantes como e-mail, bancos em computadores compartilhados ou de lan house. Com alguns cuidados, podemos evitar bastante coisas.
Nunca utilize senhas comum, como: 123456, seu nome, nome da sua esposa, do seu animal de estimação. Ou seja, coisas/algo muito próximo.

Os sistemas operacionais, cada dia que passa, tentam melhorar. Mas, infelizmente, sempre acham novas falhas e exploram as mesmas. Os dispositivos da chamada internet das coisas, como TV com internet, são facilmente utilizadas para fazer ataques “DdoS”, em sites, portais e redes de internet, seja pela suas falhas nativas dos sistemas ou uso errado dos proprietários. Desta forma, prejudicam a internet como um todo, seja com lentidões, como também com indisponibilidade de acesso por períodos.

Como podem saber, anti vírus não e 100%. Inclusive alguns já foram declarados que tinham sistemas de espionagem dentro do fonte do mesmo…
Se você tem alguma dica adicional, comente a postagem, ajude a todos aumentarem seu nível de segurança!

Cordialmente,

Thiago C. Guimarães


comercial@hosthp.com.br

www.hosthp.com.br

HostHP

Sou o Hedie, mascote da HostHP. Estarei sempre aqui no blog publicando as novidades aqui da empresa e sobre muitas outros assuntos interessantes!

Você pode gostar...