Segurança de celular e computadores responsabilidade de todos

Segurança de celular e computadores responsabilidade de todos, saiba que há perigo ao utilizar as redes de wifi pública, assim como também acessar links duvidosos e e-mails que contem vírus. E isso porque o wifi que é uma tecnologia que permite a você acessar a internet e faz a troca de dados entre um aparelho e um roteador. Saiba que dependendo da proteção que é c colocada nesta rede qualquer pessoa poderá acessar até mesmo quem for um hacker.

Conheça os riscos de redes de wifi pública

Saiba que existem muitos problemas ao se conectar com redes de wifi que são públicas e sem proteção. Saiba que o principal risco que é oferecido pelo wifi aberto está na capacidade de um hacker de se manter entre o usuário e o ponto de conexão. Ou seja, ao invés de você enviar os dados para o ponto de acesso, estará enviando para os hackers.

E, além disso, há o risco também de uma rede wifi pública ser falsa. Pois, é muito comum para quem é hacker criar redes com nomes de locais públicos e ótima conexão, para atrair várias pessoas. E normalmente essas redes ofertam acesso à internet, porém, tudo o que é realizado por você chega as mãos dos hackers.

E os riscos disso tudo, é o roubo de informações pessoais e de credenciais, por exemplo. Pois, o hacker poderá acessar os dados de e-mails que são importantes, como também as credenciais de login e o que mais for realizado por você. Isso faz com que quem é hacker possa se passar pela vítima facilmente acessando os programas que são importantes como: os e-mails, entre outros.

Existe também o risco do hacker ter acesso a conta bancaria do usuário e assim praticar fraudes, além de poder instalar malwares ou vírus como são conhecidos. Para isso, o hacker precisa que você tenha permitido o compartilhamento de arquivos pela rede. Caso você tenha realizado, será possível então que o hacker compartilhe um arquivo com um vírus e este contamine o seu dispositivo.

Quais as formas de se proteger

Há algumas maneiras de você se proteger e assim evitar ao máximo um ataque de um hacker.

  • Procure usar VPN que significa Virtual Private Network que é uma conexão de rede virtual privada e que é muito usada por empresas;

  • Procure usar SSL que é uma forma de criptografar os seus dados mesmo sem a conexão com uma rede segura.

  • Procure desativar o compartilhamento, faça isso quando você estiver conectado a uma rede aberta, ou seja, procure desativar o compartilhamento de seus dados de seu dispositivo;

  • Sempre que for possível desligue o wifi, pois, mesmo sem a conexão, alguns computadores podem fazer transferência dos dados de redes wifi próximas. Há formas de se evitar esse processo, porém, isso pode variar de máquina para máquina. Então, o ideal nesse caso, é você desativar a rede wifi quando não estiver utilizando.

  • Não deixe de conferir se a rede wifi pública é realmente legitima, evite ao máximo acessar as contas de banco e fazer login em redes sociais e tenha um antivírus ou procure atualizar o seu aparelho com frequência.

Faça Backups

Faça Backups dos seus dados no celular, computador ou site com frequentaria em outros meios.

Segurança de celular e computadores responsabilidade de todos para mais informações confira aqui no nosso blog!

HostHP

Sou o Hedie, mascote da HostHP. Estarei sempre aqui no blog publicando as novidades aqui da empresa e sobre muitas outros assuntos interessantes!

Você pode gostar...